"Seu consultório passaria no teste de Biossegurança? Faça este teste e descubra!"
Todo consultório odontológico deve seguir certos procedimentos para que a não haja nenhum risco para pacientes, dentista e toda sua equipe. Mas como saber que esses cuidados são tomados de acordo com as regras pré-estabelecidas da Biossegurança?Para te ajudar, indicamos o Biossegurômetro! É uma ferramenta em formato de Quiz que poderá te dar uma noção de como andam os cuidados no seu consultório. Para fazer o teste use acesse a ferramenta clicando aqui.
São três testes no total que testam a “Monitorização da esterilização”, “Limpeza dos instrumentos antes da esterilização” e “Embalagem dos instrumentos”.
Você responde as perguntas e recebe uma avaliação imediata para cada QUIZZ. Inserindo seu e-mail você vai receber uma revisão das suas questões e qual é a resposta correta, com sugestões para você implementar a Biossegurança nos tópicos que precisam ser revistos.
O objetivo do teste é avaliar a atitude em relação à Biossegurança, indiretamente também avalia o conhecimento. Não basta fazer, não basta saber, tem que fazer bem feito e com conhecimento das recomendações. Caso você não tenha um consultório seu e gostaria de testar, basta responder o que você faria, assim você testa seus conhecimentos.
Os guias do CDC, AAMI, OSAP, ANVISA e as recentes publicações em Biossegurança voltadas para Odontologia. As perguntas foram elaboradas pela Dra. Liliana Donatelli da Cristófoli, contando com sua experiência de mais de 15 anos em Biossegurança em Odontologia e focalizando erros comuns encontrados em áreas importantes no processamento de artigos na Odontologia.
A proposta do Biossegurômetro não é certificar o seu serviço, mas servir como um guia e uma avaliação para você e não contempla todas as áreas. Mas se você acertou tudo, certamente você está bem atualizado e é um forte indício que a Biossegurança é uma prioridade no seu consultório.
Gostou dessa dica? Então se você quer saber mais sobre Biossegurança, visite o canal da Cristófoli no Youtube.
Fonte: Cristófoli