Teste a Biossegurança do seu consultório!

    Por Maicon Vaccaro — 24/05/2018 às 11:05 TEMPO DE LEITURA: de 2' a 6'

    "Seu consultório passaria no teste de Biossegurança? Faça este teste e descubra!"

    Todo consultório odontológico deve seguir certos procedimentos para que a não haja nenhum risco para pacientes, dentista e toda sua equipe. Mas como saber que esses cuidados são tomados de acordo com as regras pré-estabelecidas da Biossegurança?Para te ajudar, indicamos o Biossegurômetro! É uma ferramenta em formato de Quiz que poderá te dar uma noção de como andam os cuidados no seu consultório. Para fazer o teste use acesse a ferramenta clicando aqui.

    São três testes no total que testam a “Monitorização da esterilização”, “Limpeza dos instrumentos antes da esterilização” e “Embalagem dos instrumentos”.


    Como funciona o Biossegurômetro?

    Você responde as perguntas e recebe uma avaliação imediata para cada QUIZZ. Inserindo seu e-mail você vai receber uma revisão das suas questões e qual é a resposta correta, com sugestões para você implementar a Biossegurança nos tópicos que precisam ser revistos.


    Como são fornecidos os resultados?

    • 100% a 90% – Ótimo
    • 89% a 70% – Bom
    • 69% a 50% – Atenção
    • De 49% –Alerta!


    Serve para avaliar meus conhecimentos?

    O objetivo do teste é avaliar a atitude em relação à Biossegurança, indiretamente também avalia o conhecimento. Não basta fazer, não basta saber, tem que fazer bem feito e com conhecimento das recomendações. Caso você não tenha um consultório seu e gostaria de testar, basta responder o que você faria, assim você testa seus conhecimentos.


    Qual o embasamento teórico para as perguntas?

    Os guias do CDC, AAMI, OSAP, ANVISA e as recentes publicações em Biossegurança voltadas para Odontologia. As perguntas foram elaboradas pela Dra. Liliana Donatelli da Cristófoli, contando com sua experiência de mais de 15 anos em Biossegurança em Odontologia e focalizando erros comuns encontrados em áreas importantes no processamento de artigos na Odontologia.


    Se eu responder tudo certo quer dizer que estou garantido?

    A proposta do Biossegurômetro não é certificar o seu serviço, mas servir como um guia e uma avaliação para você e não contempla todas as áreas. Mas se você acertou tudo, certamente você está bem atualizado e é um forte indício que a Biossegurança é uma prioridade no seu consultório.


    Gostou dessa dica? Então se você quer saber mais sobre Biossegurança, visite o canal da Cristófoli no Youtube.


    Fonte: Cristófoli